GINCANA DOS TALENTOS
Objetivo:
Estimular a participação dos alunos nas atividades
da igreja, trabalhar questões como comportamento, união, timidez, organização,
assiduidade, etc. Levar o conhecimento de que são importantes e preciosos para
Deus.
Desenvolvimento:
Iniciar a
gincana contando a Parábola da Dracma Perdida. Ao final perguntar uem gostaria de ganhar moedas ou notas em
cada aula EBD, após as respostas, explicar que por cada critério avaliado o
aluno que conseguir alcançar o objetivo receberá uma moeda que se chamará
DRACMA e a cada 10 dracmas ele poderá trocar por uma nota que se chamará
TALENTO. Após um período (3 meses, por exemplo) haverá uma feira chamada Feira
dos Talentos e cada aluno levará suas dracmas e seus talentos para comprar o
que quiserem da feira.
Sugestões de Critérios para serem
avaliados:
• Pontualidade (1 dracma);
• Participação (1 dracma);
• Comportamento (1 dracma);
• Bíblia (1 dracma);
• Visitante (1 dracma);
• Novo aluno (10 dracmas);
• Pontualidade (1 dracma);
• Participação (1 dracma);
• Comportamento (1 dracma);
• Bíblia (1 dracma);
• Visitante (1 dracma);
• Novo aluno (10 dracmas);
• Assiduidade (5 dracmas);
OBSERVAÇÕES:
• Aquele que levar um novo aluno
para a EBD receberá 10 dracmas, porém se perder o aluno perderá 15 dracmas;
• Os critérios avaliados poderão
ser adaptados de acordo com a realidade de cada classe;
• Os alunos de turmas menores
(até 5 anos, por exemplo) gostam muito de cofrinho, sendo assim, o ideal seria
preparar um para cada criança (pode ser uma caixa de sapato encapada e com o
nome do aluno);
• Os alunos de turmas maiores
gostam muito de competir, nesse caso, o ideal seria preparar um cartaz bem
bonito com o nome de cada um e em cada aula coloca-se o número de dracmas
arrecadadas;
• Evite entregar aos alunos suas
dracmas ou talentos para levarem para casa, pois poderão perdê-las ou esquecer
de trazê-las no dia da feira.
Aula com a História da Dracma
Perdida
Parábola da dracma (moeda)
perdida
Versículo para decorar: “O Senhor disse: Com amor eterno Eu te amei...” (Jeremias 31:3)
Objetivo: Saber que somos importantes e preciosos para Deus.
DINÂMICA:
Com antecedência, esconder 10 moedas (ter cuidado
com moedinhas e crianças pequenas, nesse caso o ideal seria confeccionar moedas
de EVA) em volta da sala. Colocar algumas à vista e outras mais escondidas.
Inicie dizendo: Eu perdi 10 moedas e gostaria que vocês me ajudassem a procurá-las. Cada um que encontrar, por favor, mostrem para mim.
Vocês tiveram muito trabalho ao procurar minhas moedas. Vamos contá-las e ter certeza que encontramos todas elas. Se todas foram encontradas, continuar. Se algumas ainda estiverem perdidas, pedir que as crianças procurem até achá-las.
Inicie dizendo: Eu perdi 10 moedas e gostaria que vocês me ajudassem a procurá-las. Cada um que encontrar, por favor, mostrem para mim.
Vocês tiveram muito trabalho ao procurar minhas moedas. Vamos contá-las e ter certeza que encontramos todas elas. Se todas foram encontradas, continuar. Se algumas ainda estiverem perdidas, pedir que as crianças procurem até achá-las.
Após a contagem pergunte as crianças:
• Como
você se sente quando acha uma moeda?
• O que você faz quando perde alguma coisa?
• O que faz quando encontra alguma coisa que perdeu?
• Como se sente quando não consegue encontrar o que perdeu?
Da mesma forma como moedas perdidas são importantes e preciosas para nós: Somos importantes e preciosos para Deus.
• O que você faz quando perde alguma coisa?
• O que faz quando encontra alguma coisa que perdeu?
• Como se sente quando não consegue encontrar o que perdeu?
Da mesma forma como moedas perdidas são importantes e preciosas para nós: Somos importantes e preciosos para Deus.
(Quem
achar as moedas vão ganhar 1 dracma referente a cada moeda encontrada).
Estudo da Bíblia - Lucas 15:8-10 (ler a história com a crianças)
A história de hoje fala de uma
mulher que perde UMA de suas 10 moedas. Ela procura por todo o lugar, até que a
encontra. Ela fica tão feliz em ter achado sua moeda que conta para todos os
seus amigos e pede para eles virem e celebrarem com ela.
Deus nos ama tanto que Ele está
constantemente nos procurando e nos salvando, para que possamos celebrar e
viver com Ele para sempre.
Essa parábola, assim como a da Ovelha Perdida, descreve a perda de alguma coisa. A ovelha perdida sabe que está perdida, deixou o pastor e o rebanho, e não pode salvar-se por si... A dracma perdida representa os que estão perdidos, mas não estão conscientes de sua condição. Nesta parábola, Cristo ensina que mesmo os que são inconscientes precisam ser procurados para serem reconduzidos a Deus."
Essa parábola, assim como a da Ovelha Perdida, descreve a perda de alguma coisa. A ovelha perdida sabe que está perdida, deixou o pastor e o rebanho, e não pode salvar-se por si... A dracma perdida representa os que estão perdidos, mas não estão conscientes de sua condição. Nesta parábola, Cristo ensina que mesmo os que são inconscientes precisam ser procurados para serem reconduzidos a Deus."
Em seguida faça algumas
perguntas, como: O que a mulher perdeu? O que ela fez para encontrar o que
perdeu? Após as respostas dos alunos enfatize: Nós somos como a moeda. E Deus é
como a mulher. As pessoas que não conhecem a Deus estão perdidas para Ele. Mas
Deus nos ama tanto que continua procurando por aqueles que estão perdidos. Ele
deseja que essas pessoas Lhe pertençam e vivam com Ele no Céu. Por isso, Ele
não pára de procurar essas pessoas que estão perdidas.
A história que Jesus contou sobre
a moeda perdida realmente nos fala que cada pessoa é importante e preciosa para
Deus. As moedas representam pessoas, como vocês e eu.
TEATRO
Vocês vão representar a mulher em
nossa história de hoje. À medida que eu for contando a história, vocês farão a
encenação.
Uma mulher possuía dez moedas de
prata. Elas eram muito preciosas para ela, por isso cuidava bem delas. Certo
dia, ela percebeu que uma delas estava faltando. Para ter certeza disso, ela
verificou de novo. Ela as contou. E verificou que havia apenas nove! Quando a
mulher percebeu que sua moeda estava perdida em algum lugar da sua casa,
primeiro ela acendeu a luz para clarear o ambiente e depois começou a procurar
muito cuidadosamente em cada cantinho da casa. E então, depois de muito
procurar e não achar, ela pegou uma vassoura e varreu cuidadosamente a casa
inteira, procurando atentamente por sua moeda. Primeiro varreu uma parte da casa,
depois a outra, sempre com muita atenção, ela varria muito bem o piso enquanto
procurava por sua moeda. De repente ela viu alguma coisa brilhando no chão e se
abaixou para olhar. E ali estava sua moeda! Ela ficou tão feliz que correu para
contar a suas amigas e vizinhas dizendo: Encontrei minha moeda perdida. Venham
comemorar comigo.
FEIRA DOS TALENTOS – Conclusão Gincana dos Talentos
Montar uma feira com produtos confeccionados pelas crianças, brindes, brinquedos, alimentos ( Bolo, salgadinhos, suco, refrigerantes, doces, etc).
Colocar preços nos produtos em dracmas e talentos.
As crianças poderão comprar aquilo que quiser desde
que tenha o valor do produtos em dracmas e talentos.
MURAL DA
GINCANA
Deverão ser fotografados todos os acontecimentos da
gincana, inclusive a feira dos talentos.
Depois vamos montar junto com as crianças um mural
com todas essas fotos.
Essas fotos são ilustrativas, foram copiadas do site em que inspirei a gincana segue abaixo o link da fonte.
Essas fotos são ilustrativas, foram copiadas do site em que inspirei a gincana segue abaixo o link da fonte.
Foto ilustrativa.
Foto ilustrativa.
Fonte das imagens.
http://www.ebdanimada.com.br/artigo/arquivo.php?cod=47
Nenhum comentário:
Postar um comentário